Follow us in www.felneracademy.com

sábado, 26 de março de 2011

Brasil, quase de partida...

Terminou a competição aqui pelo Brasil. O Frederico conseguiu somar alguns pontos que o colocam perto do lugar 50 ITF e muito perto dos lugares elegíveis para entrar directo no QP de Roland Garros. Logicamente que na sua idade a prioridade não são os pontos, mas aquilo que os pontos podem proporcionar. Melhor classificado pode competir em torneios melhores, contra adversários mais fortes. Os pontos e os rankings também podem ser importantes na definição de objectivos e como forma de motivação positiva. É preciso é que estes não se tornem em fontes de pressão e de bloqueio. No entanto, mais importante ainda é jogar, aprender, comparar, avaliar, definir prioridades de desenvolvimento. Tendo passado directamente do circuito sub 14 para os melhores torneios internacionais de juniores, há que dar tempo para ganhar experiência e acumular jogos neste circuito. Também por essa razão o seu calendário é bastante exigente a este nível, com bastantes torneios do circuito ITF. Agora á que preparar melhor a sempre dura temporada de terra batida. São várias semanas a jogar predominantemente em terra, com as exigências típicas deste piso. O jogo torna-se mais físico, é preciso fazer ajustes em termos tácticos e, principalmente, em termos mentais e de abordagem ao jogo. É isso que vamos tentar fazer na próxima semana, treinando nos courts de terra batida das Caldas. De seguida, O Frederico parte com a selecção de sub 18 para mais dois torneios ITF em França. Nesta digressão, será acompanhado pelo Emanuel Couto e eu, com tantas semanas de viagem nestes últimos meses, vou aproveitar para colocar em dia as minhas aulas na faculdade, tratar das burocracias que sempre tenho para fazer (e que não gosto nada...) e para estar mais tempo no campo com os outros atletas. Entretanto, hoje ainda fizemos duas sessões de treino com os nossos compatriotas...partimos amanhã para Lisboa, onde chegaremos apenas à 6horas da manhã de segunda-feira. Sabe bem voltar a casa, mas estas viagens dão cabo de mim! Para terminar esta digressão pelo Brasil, uma palavra para os nossos amigos "tugas" Francisco Ramos, Diogo Rocha e Pedro Cartaxo, com quem tivemos o privilégio de poder trabalhar e conviver ao longo destas duas semanas. Até breve!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Brasil, já perdi os dias....

Ontem confronto luso no Brasil. É sempre estranho e desagradável estar fora e ter de competir contra compatriotas e amigos. Mas é assim, e na hora da competição cada um luta legitimamente pelas suas ambições. E assim foi, com a correcção e o respeito que se desejam. O Frederico acabou por ganhar por 63 e 63 e passar à ronda seguinte onde viria a jogar contra o CS 1 e nº 3 mundial de juniores, Hugo Dellien. Entretanto já jogou e perdeu 64 e 64. Apesar de não ser nenhuma vergonha esta derrota, e de até certo ponto ser uma derrota "natural", para nós, sabendo aquilo que o Frederico já consegue fazer, acabámos por ficar um pouco desiludidos. Já falámos sobre o jogo e sobre o que correu menos bem e há que continuar a trabalhar para melhorar! Por vezes as nossas ambições e expectativas levam-nos a querer sempre mais e, se não forem controladas, até nos poderão levar a alguma "frustração". É saudável ser ambicioso e competitivo mas também é importante para nós próprios relembrarmo-nos que o Frederico ganhou o seu primeiro ponto ITF em Maio do ano passado e que em cerca de 10 meses, e com apenas 15 anos, se colocou perto dos 50 melhores do mundo de juniores! Nessa altura, não nos passaria pela cabeça que passado tão pouco tempo estaríamos "desiludidos" por estar a competir aqui e por ter perdido com o nº3 ITF! No entanto, a competição aqui ainda não acabou...ainda hoje jogam contra os primeiros CS (outra vez...) Dellien e Hidalgo. Na semana passada perderam contra estes mesmo adversários nas meias-finais do Banana Bowl. Vamos ver se hoje "sacam" um bom jogo e se "vingam" da última derrota.

Entretanto (e saíndo do tema "ténis") acabei por ser surpreendido com a demissão do nosso primeiro-ministro! Após ter conhecimento da notícia fiz um "raide" aqui pelos canais do hotel e confirmei a figura global que é o nosso Sócrates...depois de umas noticias na CNN e nos canais brasileiros, qual não é o meu espanto quando vejo os canais espanhóis a especularem sobre o problema que a crise política em Portugal poderia ter na economia espanhola!!! Afinal, em Espanha, os orgãos de comunicação social também andam sempre à procura de problemas, mesmo quando toda a gente vê que eles não existem!!!

Até breve!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Brasil d12

Desde a última vez que vim aqui ao blog, já deu para sofrer um pouco aqui pelos courts da Associação Leopoldina Juvenil, onde está a decorrer a Copa Gerdau. Ontem o Frederico venceu um junior brasileiro por 57 75 63 ao fim de mais de 3 horas de jogo. Não esteve muito bem mas já aprendeu que quando não se joga bem, joga-se para ganhar, e assim o fez. Lutou muito para contrariar um adversário perigoso, que servia bem e variava muito bem o jogo com slices, amorties e uma direita muito spinada. O jogo de pares estava destinado para o final do dia, após a cerimónia de abertura. Impressionante a cerimónia, com muitos convidados e espectadores e com direito a música com uma cantora convidada e até fogo de artifício! Com tudo isto, entraram no campo para jogar os pares quase às 9 horas da noite...jogaram contra os espanhóis Navarrete e Gimeno Traver (irmão do outro Gimeno-Traver...) e não se adivinhavam facilidades. Primeiro set fraco, com muitos erros e alguns pontos de ouro perdidos, acabou em 63 para os espanhóis. No segundo set jogaram francamente melhor e venceram por 62. No super tie-break estiveram quase perfeitos, pressionando os adversários e vencendo por 10-3. No final do jogo ainda fizemos uma visita à fisioterapeuta para tratar das mazelas deixadas por tantas horas no campo e acabámos por chegar ao hotel depois das 11h da noite.


segunda-feira, 21 de março de 2011

Brasil d10

Dia tranquilo aqui por Porto Alegre...hoje a alvorada foi às 6 horas da manhã porque tinhamos o primeiro treino marcado às 7h com o brasileiro que venceu o Frederico no torneio anterior. Depois fizemos mais 1h de treino ao meio-dia com o Diogo Rocha e fechámos o dia. Não tinhamos a confirmação se ele ainda jogava pares hoje, mas como não jogou, acabou por ter a tarde de descanso. Bem precisa porque amanhã terá dois jogos...joga o terceiro jogo do dia, em singulares, e depois da cerimónia de abertura (às 20 horas) os pares. De resto poucas novidades. Até breve!

domingo, 20 de março de 2011

Brasil d9

Bem, desde a última vez que vim aqui ao blog, pouca coisa se passou...na sexta-feira o Frederico não conseguiu vencer os pares e a almejada vitória de prenda de anos não se confirmou. Perderam por 63 e 63. Foi um jogo estranho, mas onde a vitória dos adversários não sofre contestação. O jogo esteve sempre equilibrado mas os sul americanos estiveram sempre por cima. Em alguns momentos, nomeadamente nos pontos de ouro, poderiam ter virado o jogo, mas não conseguiram aproveitá-los e quem não mata, morre. Optámos por vir para Porto Alegre apenas hoje, para termos possibilidade de treinar no sábado de manhã no clube e para, à tarde, aproveitarmos para passear e ir à praia relaxar um pouco e tentar apanhar umas ondas. A primeira parte do plano concretizou-se. Fizemos um bom treino de 2 horas no clube. A segunda parte, saíu-nos furada...para cúmulo do azar ficou uma tarde horrível de vento e sem sol e acabámos por passar a nossa tarde de descanso fechados no hotel! Hoje viemos para Porto Alegre no vôo da manhã. Fiquei impressionado com as condições e a organização deste torneio. O clube é fantástico, com muitos campos, piscinas, restaurantes, tudo...o hotel fica a 5 min. a pé e é um Sheraton 5 estrelas, a comida é óptima. Um luxo ao nível do melhor ATP Tour! Relativamente ao sorteio, o Frederico irá jogar na primeira ronda contra um jogador brasileiro que passou o qualifing. Amanhã só deverá jogar pares, uma vez que o seu primeiro jogo de singulares está agendado para terça-feira. Nos pares, jogará ao lado do seu parceiro da semana passada, o sérvio Jankovic. Até breve!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Brasil d7

9 AM- Bem, hoje é um dia especial porque o Frederico faz anos! Penso que é a segunda vez que estou fora com ele neste dia. A outra foi em 2008, no torneio internacional dos Açores. Aqui ainda são 9 horas da manhã e só treinamos às 11.30h. Ainda vou ver se lhe compro um presente aqui pelas ruas de Balneário Cambóriu...o jogo de pares está previsto para as 16.30h. Para ele, estou certo que esta vitória era o melhor presente de aniversário! Até logo

quinta-feira, 17 de março de 2011

Brasil d6

Hoje ouve uma alteração da ordem de jogos e as meias-finais de pares acabaram por ser adiadas para amanhã. Assim, acabámos por fazer apenas uma sessão de treino de manhã e à tarde apenas um pouco de treino físico. Hoje aproveitámos a oportunidade de termos chegado mais cedo do clube e ainda fomos até à praia, que fica mesmo à frente do hotel. Alugámos umas pranchas de body board e lá fomos nós uma horinha para dentro de água, tentar apanhar umas ondas. é incrível a temperatura da água por aqui. Eu que sou do mais friorento que existe (passo anos que não ponho um pé no mar lá pelas praias do Oeste) estive uma hora dentro de água e só saí porque já estava farto de levar com ondas em cima. Relativamente à Copa Gerdau, em princípio o Frederico jogará pares com o Luke Bambridge. Este inglês é um velho conhecido, uma vez que têm a mesma idade e já se defrontaram várias vezes. É bastante competitivo, um bom jogador de pares e eles gostam de jogar juntos. A última vez que jogaram foi em Dezembro no G1 do México, onde atingiram as meias-finais. Até breve!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Brasil d5

Dia sem grandes surpresas! Duas horas de treino de manhã com o Jankovic, parceiro de pares do Frederico (também é sérvio mas ainda não percebemos se tem alguma ligação à Jankovic!) e jogo de pares à tarde. Apesar de termos ido mais tarde para o clube, é sempre duro passar lá um dia inteiro, ainda mais com muito sol e calor. Chegamos à noite ao hotel com o corpo pesado. Tão pesado que todos os dias venho com vontade de ir correr para o paredão ao final do dia e ainda não tive coragem! Nos pares, venceram por 6/1 e 7/5. Primeiro set muito bom, a jogarem agressivo e a fazerem muito poucos erros. Segundo set mais fraquinho. Relaxaram e isso nos pares é fatal. O jogo muda muito rapidamente! Quando se deram conta já perdiam por 5/2...depois lá acordaram, voltaram a jogar com intensidade e de forma natural acabaram por dar a volta e evitar ir para um sempre perigoso super tie-break. Amanhã têm um jogo difícil contra os primeiros CS Delien e Hidalgo. Esta par tem vencido bastantes torneios aqui no circuito sul americano e estão muito habituados e jogar juntos. O próprio Frederico jogou a final de pares contra eles no G1 da Colômbia em Janeiro. Vamos ver se conseguem estar no seu melhor e ultrapassar este desafio! Até breve!

terça-feira, 15 de março de 2011

Brasil d4

Dia menos bom hoje no Banana Bowl! O Frederico perdeu com o brasileiro Gabriel Pereira por 6/2 e 7/6. Sabiamos que não seria um jogo fácil, uma vez que o adversário vinha confiante de uma final na semana passada no Paraguai e onde teve excelentes vitórias sobre jogadores bem classificados. Infelizmente o Frederico não conseguiu estar no seu melhor, também por mérito do adversário. O Gabriel Pereira entrou muito forte, jogando sempre muito dentro do campo e colocando muita pressão em todas as bolas. O Frederico teve alguma dificuldade em entrar no jogo, acabando por ir melhorando ao longo do encontro. Desejávamos uma primeira ronda mais acessível, que permitisse ao Frederico ter algum espaço para organizar o seu jogo em terra batida, mas paciência, é o ténis. Entretanto, em pares, voltou a jogar e a ganhar. Num jogo onde passaram por bastantes dificuldades, acabaram por vencer por 3/6 6/2 e 12/10. Tenho que lhes dar o mérito de terem conseguido "sacar" esta vitória fazendo um jogo tão sofrível. Acabámos com a sensação que o dia de hoje é para esquecer rápido! Amanhã é outro dia e lá estaremos confiantes em passar às meias-finais de pares e com a motivação no máximo para começar a preparar a Copa Gerdau. Até breve!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Brasil d3

Hoje o dia correu melhor...não choveu e o sol voltou a aparecer. A organização reservou alguns campos para os jogadores treinarem e, como o Frederico só começa a jogar singulares amanhã, tentámos aproveitar o mais possível. Treinámos um pouco mais de duas horas e ainda deu para jogar um set com o Tiago Monteiro, brasileiro que venceu na semana passada o G1 do Paraguai. O Frederico ainda não está 100% adaptado à terra batida, mas estou confiante que amanhã já se vai sentir mais confortável. Entretanto, à tarde, acabou por jogar a primeira ronda de pares tendo como parceiro o sérvio Jankovic. Fizeram um bom jogo, para uma primeira ronda e para quem nunca tinha jogado junto. Venceram dois argentinos com alguma tranquilidade (6/3 6/2). Agora é tentar descansar o mais possível até ao jogo de amanhã. O Frederico joga o 3º jogo das 10h. Até breve!

domingo, 13 de março de 2011

Brasil d2

Mais um dia de chuva! Não deu para treinar no campo e de manhã acabámos por ir correr. Não deixou de ter a sua piada este jogging...mais de 25 graus e chuva torrencial e mesmo assim uma praia com muita gente! Para nós a sensação estranha mas agradável de correr na areia molhada da praia, calçados e equipados, totalmente molhados e intervalando a corridinha com uns mergulhos nas ondas da praia...soube bem! Entretanto já foi feito o sorteio e o Frederico vai jogar com um brasileiro que parece estar em muito boa forma. Foi finalista do G1 da semana passada no Paraguai. Não se antevê tarefa fácil mas o Frederico está bem e estou confiante que vai vencer. O jogo será na terça-feira e amanhã já temos campos cobertos garantidos para poder treinar. Até breve!


sábado, 12 de março de 2011

Brasil d1

Planos furados! Chove torrencialmente por aqui. Não treinámos e até para pôr o nariz na rua está complicado! Hoje acabámos por não fazer nada, a não ser estar pela internet fechados no quarto do hotel. As previsões dão chuva para amanhã. Não fomos ao clube mas, apesar de terem alguns campos cobertos, presumo que o qualifing estará muito atrasado. Temo que amanhã não dê novamente para pegar na raquete. Se assim for, lá teremos que improvisar alguma coisa, nem que seja umas corridinhas à chuva. Entretanto conseguimos entrar em contacto com os amigos tugas que estão por aqui (Pedro Cartaxo, Francisco Ramos e Diogo Rocha), mas que não sabíamos em que hotel. Vamos todos jantar juntos. Até amanhã.

Brasil

Brasil I

Cheguei hoje ao Brasil com o Frederico para começarmos a digressão pelos torneios ITF Banana Bowl e Copa Gerdau. Neste momento estamos a fazer escala em São Paulo, à espera do vôo para o nosso destino final. Depois da habitual “estafa” das viagens intercontinentais, esperamos chegar a meio da tarde a Balneário Camburiu, cidade do estado de Santa Catarina onde vai decorrer o primeiro torneio. Quando chegar espero não ter problemas com o transfer e o alojamento (é habitual aqui por estes lados a logística falhar!) e, se tudo correr bem, ainda fazer um pequeno treino ao final da tarde. Temos de aproveitar ao máximo o tempo que temos até o Frederico começar a competir, para que se possa adaptar o melhor possível à terra batida, ao clima e às bolas. O Frederico não teve hipótese de se treinar em terra batida (jogou os futures no Algarve e no único dia que teve oportunidade para se preparar em terra batida choveu, e lá teve que voltar a treinar nos campos rápidos) e a preparação acabou por ser a possível. Penso que não será grande problema e, nestas idades, também é importante que desenvolvam a capacidade de se ambientarem rapidamente ao piso e às condições que encontram em cada torneio. Ao longo destas duas semanas espero poder passar por aqui para deixar algumas novidades. BAté breve!

História de um jovem talentoso

Aproveitando a vitória do Tiago Cação no nível A de Sub 14 em Alcobaça, gostaria de deixar aqui algumas palavras sobre aquele que considero ser, sem dúvida, um dos jogadores Sub 14 portugueses com maior potencial. Gostaria de vos deixar um pequeno historial do percurso do Tiago. Residente em Peniche, começou a praticar ténis quando já tinha 8/9 anos de idade. Iniciou-se no Clube de Ténis de Peniche com o Miguel Moreira, um amigo e colaborador de longa data. Não me esqueço das inúmeras vezes que ele me alertou para um jovem que apareceu lá no clube e as vezes que insistiu comigo para o ir ver! O mérito do Miguel neste processo é inquestionável e acaba por ter um papel fundamental no seu processo de formação. É por exemplos como este que, por vezes, os talentos são detectados e, principalmente, mais bem trabalhados nos clubes de província - vejam também o caso do Gastão Elias, natural das Caldas e residente na Lourinhã, acabou por ser “descoberto” pelo Luis Miguel Nascimento, treinando enquanto jovem no CT Peniche e no CT Caldas da Rainha. Ora vejamos, no caso do Tiago, o Miguel Moreira teve a sensibilidade de perceber que tinha pela frente um jovem com qualidades que o diferenciavam dos restantes, dedicou-lhe desinteressadamente muitas horas de trabalho para lhe tentar criar as melhores condições possíveis, deu-lhe a base técnica essencial ao seu desenvolvimento futuro, motivou-o para a modalidade e para a competição e, por fim, teve a coragem e a honestidade para o aconselhar a partir para um clube de lhe desse melhores condições para o seu desenvolvimento. E assim foi...acabou por vir treinar para as Caldas com 10 anos. Realmente o Tiago conjuga uma série de qualidades que, em minha opinião, fazem dele um verdadeiro talento. Na sempre subjectiva definição de “talento”, claro! Para além das inquestionáveis qualidades físicas e motoras, tem uma excelente base técnico-táctica, é empenhado e dedicado, tem um ténis completo, é corajoso a jogar, gosta da competição e de viajar, tem um enquadramento familiar excelente. Também sabemos que o talento não chega e que sem condições de treino e um programa competitivo adequado o “talento” vale de pouco. Como já tive oportunidade de dizer num post anterior, num país desenvolvido desportiva e tenisticamente, um jovem atleta com o potencial e os resultados do Tiago (tal como outros atletas em Portugal) teria todas as condições de carreira garantidas. Não faria o possível, faria o que se tem de fazer! Por cá, mesmo os bons têm de ir lutando, pedindo, improvisando...

quinta-feira, 10 de março de 2011

O primeiro ponto ATP...

O dia de ontem acabou ter um valor simbólico importante, uma vez que o Frederico acabou por vencer a primeira ronda do future de Loulé e, consequentemente, o seu primeiro ponto ATP. Este ponto não é decisivo neste momento da sua carreira, uma vez que a principal prioridade é o circuito ITF. No entanto, acaba por ter um sabor especial ganhar, com apenas 15 anos, o seu primeiro ponto ATP. Para além disso, facilita-nos muito a vida cada vez que quisermos competir em torneios futures, garantindo pelo menos o acesso ao qualifing. No jogo de ontem, o Frederico acabou por vencer com inesperada facilidade o Gonçalo Pereira (6/1 e 6/1). Eu sabia que a vitória neste jogo estaria apenas dependente daquilo que o Frederico conseguisse fazer. No entanto, sendo muito mais novo, tendo muito menos experiência nestas provas e estando em jogo a conquista dos primeiros pontos ATP, existia sempre a possibilidade das coisas não correrem tão bem como desejaríamos. Como partimos para o Brasil na sexta-feira não pude deslocar-me ao Algarve e o Frederico foi acompanhado (e muito bem...) pelo Tiago Olímpio. Não vi o jogo mas por aquilo que me foi transmitido, acabou por fazer um bom jogo e demonstrar, mais uma vez, que não tem medo destes desafios. Muito pelo contrário, é nestes momentos que consegue estar o seu melhor. Jogou bem tacticamente, assumiu o risco contra um jogador muito aguerrido, não teve "respeito" pelo adversário, nem medo de ganhar. A opção por jogar os dois futures em Portugal em detrimento de torneios ITF na América do Sul acabou por ser uma aposta ganha. Mais um desafio ultrapassado. Para a semana há mais...