Follow us in www.felneracademy.com

domingo, 26 de junho de 2011

Frederico na sua primeira vitória num Grand Slam


Acabou por ser uma agradável surpresa a vitória do Frederico na primeira ronda de Wimbledon. Não tenho dúvidas que o Frederico tem nível de jogo para poder bater qualquer jogador junior, por melhor que seja a sua classificação mundial. No entanto, sei que não é fácil, com apenas 16 anos, num palco destes e na sua primeira participação no QP de um Grand Slam bater adversários mais bem classificados e mais experientes. O Frederico demonstrou, mais uma vez, que tem capacidade para ultrapassar os obstáculos que lhe vamos colocando. A evolução e a procura da excelência obriga a estes desafios e à coragem para os enfrentar. O nosso papel é confiar nele e dar-lhe confiança para que os vá ultrapassando. Entrou por mérito próprio no quadro principal e já ultrapassou uma ronda. Terça-feira tem mais um desafio. Não tem nada a provar mas estou certo que vai dar tudo para se manter em prova e chegar o mais longe possível. Acredito que vai conseguir.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Prince - Frederico Silva

http://www.youtube.com/watch?v=xQluI8HNIb4&feature=related

Equipa Técnica

O balanço deste ano na Academia de Ténis/CT Caldas da Rainha tem sido muito positivo. Vários títulos regionais, nacionais e bons resultados internacionais. Ao nível dos mais jovens, temos também tentado fazer um trabalho sólido ao nível da formação e começam já a aparecer alguns jovens com potencial. Este sucesso só tem sido possível pelo trabalho exemplar da equipa que tem trabalhado comigo na competição: Pedro Correia, Tiago Olímpio e Luis Vazão. Eu sou a face mais visível do projecto, mas são eles que, no dia-a-dia, estão mais próximos da grande maioria do jogadores que constituem o nosso grupo do centro de treino, que ascende a mais de 30 jogadores, entre jovens e menos jovens.

Em termos de equipa técnica, a filosofia passa pela constituição de um grupo jovem e ambicioso, com paixão pelo ténis e pela competição e com formação e vontade de aprender. Para o próximo ano estamos a avaliar a necessidade de contratar mais dois treinadores para colaborar conosco, sendo que o primeiro já está assegurado. Chama-se Luis Cenicante, treinou nas Caldas enquanto jovem e, nos últimos anos, estudou em Coimbra, onde se licenciou em Desporto. Reúne as qualidades que pretendemos e estou certo que será uma mais valia para o projecto. Bem-vindo!




Tiago Cação finalista em Albufeira

Parabéns ao Tiago pelo excelente torneio que fez em Albufeira! Fui ao Algarve ver a final e, apesar de ter perdido, gostei do que vi. Contra um adversário muito forte (recente vencedor do Orange Bowl e nº 1 dos EUA) e com muito experiência competitiva, o Tiago mostrou que tem ténis para ganhar a qualquer jogador da sua idade. Não fiz nenhuma estatística do jogo, mas foram certamente dezenas os winners e pontos ganhantes (principalmente na rede) do Tiago ao longo do encontro. Contra um adversário muito concentrado, que corre muito e que luta por todos os pontos, ainda não é fácil, nesta idade, ganhar jogando desta forma. Mas o caminho é este. Falta juntar mais oportunidades para competir e ganhar experiência, gerir melhor o jogo tácticamente e melhorar algumas questões mentais. Está no bom caminho. Assim tenha as oportunidades que merece, porque jogadores com este perfil aparecem muito poucos em Portugal!

Ontem à tarde ainda fui a tempo de ir a Portimão ver o jogo de acesso ao QP do José Maria Grilo. Venceu e joga amanhã a primeira ronda do quadro principal. Justo prémio para um atleta que iniciou conosco muito novo, que no último apostou em treinar e competir mais e que tem tido uma evolução notável. Os resultados vão começar a aparecer. Parabéns!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Verdade Desportiva

Tenho acompanhado à distância, mas atento, o processo que envolve a falta de comparência da equipa sub 14 do meu clube (CTCR) contra uma equipa do CTAlcobaça. Pois então que sou surpreendido por um parecer do Concelho Jurisdicional da ATLeiria (não sei se influenciou, talvez seja até pura coincidência, mas parece que o presidente do Concelho Jurisdicional é, ou foi, dirigente do CTAlcobaça!) que faria ressuscitar um morto! Se os responsáveis são advogados, concerteza que se esqueceram que o seu papel neste processo deveria ser de juíz.

Então vejam o argumento: no meio de muita "palha" que procura credibilizar legalmente o parecer, o argumento para a falta de comparência ao CT Caldas Rainha é baseado no facto do CTCR ter libertado os seus jogadores no dia 13 de Abril, após telefonema de um responsável da ATLEI a confirmar o adiamento do jogo. Pois este Conselho defende que o CTCR só o poderia fazer no dia 14, depois de ter recebido o email formal da ATLEI a confirmar esta decisão! Acontece que a ATLEI recuo na decisão e informou o CTCR no dia 15 (a 24 horas do jogo!). Compreendo que este caso é tão óbvio que não deve ter sido fácil ao Conselho arranjar um argumento para justificar a decisão que, à partida, só poderia ser esta. Mas por favor, não é preciso perceber de leis para entender o ridículo do argumento. Basta ter 2 neurónios e algum bom senso...se a ATLEI apenas informou o CTCR no dia 15 que ia voltar atrás na sua decisão de adiar o jogo, qual a diferença entre libertar os jogadores no dia 13 ou no dia 14, após o CTCR ter recebido o tal email formal??? O facto do CTCR libertar os jogadores no dia 14, após receber o email da ATLEI, alteraria alguma coisa em termos de substância do processo???

Interessante também é o facto de num parecer com tantos decretos lei, este nunca "tocar" no ponto fundamental: é legitimo alterar-se uma decisão (tenha a ATLEI decidido bem ou mal!), e marcar-se um jogo de inter-clubes com 24 horas de antecedência???

Para o CTCR, o que está em causa já nem é a questão desportiva. A equipa jogará o qualifing do nacional de equipas, e tudo bem. É uma questão de justiça desportiva.

Pelo que me informaram, o processo irá para a FPT analisar, e não tenho dúvidas que será reposta a verdade desportiva.


terça-feira, 14 de junho de 2011

Aula sobre técnica- ESDRM

Hoje, na sequência de um trabalho realizado numa aula da especialização em Ténis (Escola Superior Desporto de Rio Maior), lembrei-me que seria interessante colocar on-line a reflexão que fiz com a aluna Carina Aguiar relativamente à técnica. A tarefa passava por relacionar, para o gesto técnico de direita, uma série de variáveis que estão inter-ligadas entre si. A saber: pega; ponto impacto; tipo movimento, último apoio. Apesar de teórica e simplificada, aqui fica a reflexão:

Variáveis:
Pega: Western (A); Eastern/Semi-western (B); Continental (C)
Ponto impacto: Mais avançado (3); Avançado (2); Mais recuado (1)
Tipo de Movimento: Linear (X); Angular (Y); Linear+angular (Z)
Apoios: Close-stence (f); Open-stence (g); Semi-open (h)

De acordo com os princípios biomecânicos e utilizando como modelos alguns dos melhores jogadores da actualidade e do passado, aqui fica uma ideia da relação entre estas variáveis.

A - 3 - Y - g
B - 2 - Z - h *
C - 1 - X - f


* O ténis moderno está hoje mais associado a este exemplo. Permite mais velocidade e efeito, maior economia de esforço e uma maior variedade de soluções. A pega Eastern/Semi-western permite uma maior flexibilidade na utilização dos apoios. O tipo de apoio deve ser realizado em função da bola (altura, zona do campo, objectivo, etc).







domingo, 5 de junho de 2011

Projecto da residência para atletas vai avançar

Depois de, em 2010, termos dado um passo importante na melhoria das condições de treino dos nossos atletas, através do protocolo com o Colégio Rainha Dona Leonor (CRDL), novo desafio se coloca para a próxima época desportiva. Esse desafio passa pela criação de uma residência que permita acolher os atletas que nos procuram, seja para semanas de treino pontuais ou para toda a época desportiva. Depois de abandonarmos o projecto inicial da residência, optámos por um novo conceito, menos ambicioso mas mais exequível. Mais uma vez, teremos como parceiro neste projecto o CRDL, que desde a primeira hora se disponibilizou para colaborar. Assim, se tudo correr como previsto, em Setembro deste ano teremos a residência a funcionar, mesmo em frente à Academia de Ténis/CTCR e ao CRDL. A residência terá capacidade para cerca de 6 atletas e terá um tutor responsável pelo acompanhamento dos jovens.