Follow us in www.felneracademy.com

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Maiorca D12



Já estamos de volta a casa! O treino hoje em Manacor começou mais cedo do que o costume porque tínhamos que terminar antes das 13h. Já posso anunciar aqui, porque também já foi tornado público, que o Rafa não jogará em Paris-Bercy como estava previsto. A época tem sido muito dura para ele e como ainda tem duas provas importantes antes do final do ano (Masters e Taça Davis), optou por continuar a treinar em casa na próxima semana. Ainda por cima, o pé dele também não está a 100%. Hoje foi a nossa vez de solicitar ao Rafa os "recuerdos" e as fotos de despedida (aqui vão duas, uma com o Rafa e outra com o Rafael Maymo)! Como não tínhamos "material" em condições para ele poder assinar, o Rafa trouxe-nos uns postais que tinha em casa com fotografias dele, e hoje no final do treino, ficou de "castigo" a fazer assinaturas e dedicatórias. A mim e ao Fred, prometeu que nos enviava por correio o seu livro com as devidas dedicatórias! Já dei uma vista de olhos e aconselho a todos. É uma biografa dele que retrata muito daquilo que vi. Ajuda também a perceber o que está por trás de uma personagem realmente especial. No final lá nos despedimos. O Rafa agradeceu a nossa presença e pediu para lhe ligarmos quando chegarmos à Austrália, uma vez que devemos coincidir nesta prova do Grand Slam. Se tudo correr bem, assim será. Até breve!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Maiorca D11

Bem, já estamos na ponta final da nossa estadia. Amanhã de manhã faremos o último treino no campo e à tarde voamos para Portugal. O treino hoje correu bem. O Rafa estava com uma dor no pé e não se podia deslocar muito. Talvez por estar "mais parado", bateu na bola ainda mais forte! Não temos a experiência de competir contra ele a "sério" mas aquilo que nos dizem aqui é que ele a treinar joga muito mais forte do que a competir! Fiquei mais tranquilo! Para não variar, da parte da tarde fomos para o ginásio fazer o nosso programa físico. A intensidade dos treinos e a gestão de esforço que temos de fazer para que o Fred consiga estar no seu melhor quando vai para o campo, tem-nos obrigado a algumas alterações pontuais no (excelente!) programa que o Luis Lopes nos deu para a pré-temporada. A este nível (treino físico) também dá para perceber que aquilo que fazemos está, pelo menos, ao nível dos melhores! Terminado o treino, o Joan Forcades e o Rafael Maymo saíram a correr do ginásio e eu e o Fred ficámos no ginásio com o Rafa. Tranquilamente sentados nas máquinas do ginásio acabámos por ficar uma hora inteira com ele na conversa. Não queria acreditar na tranquilidade com que ele nos foi relatando alguns aspectos da sua vida, nomeadamente pessoal. Falou-nos sobre a sua família, sobre o seu treinador Toni, sobre o circuito profissional, os amigos que tem, os contratos e até sobre os impostos que paga! Já tarde e com a fome a apertar, lá nos despedimos. Eu e o Fred saímos do ginásio a olhar um para o outro e a pensar o mesmo. Já o tinha dito aqui e repito: "mais do que um grande jogador, ele é uma pessoa extraordinária". Com (alguns!) dos melhores há muita coisa a aprender e essa aprendizagem vai muito para além do treino ou daquilo que se passa no campo! Estamos de partida mas esperamos poder reencontrar o Rafa, dentro o fora do campo! Até breve, desta vez em Portugal!

Fred e Rafa - Video 4

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Fred e Rafa - Video 3

Fred e Rafa - Video 2

Fred e Rafa - Video 1

Maiorca D10


Por aqui, aos poucos, começa-se a entrar na rotina. Hoje foi mais um duro dia de treinos, não muito diferente dos anteriores. Chegámos às 9.30h ao clube e fizemos o aquecimento e algum trabalho físico antes de entrar no campo com o Rafa. O treino começou às 10h e terminou por volta das 13.30h. O trabalho foi idêntico ao do dia anterior, mas com mais intensidade e com menos paragens. O Tiago Olimpio acabou por fazer algumas filmagens que hoje vou tentar publicar. O momento cómico do dia foi a história contada pelo Toni sobre o Rafa quando tinha 13 ou 14 anos. Então aqui fica: o Rafa estava a jogar num torneio e partiu a raquete (completamente partida de um lado ao outro!). Lógicamente não metia uma bola dentro do campo e fazia duplas faltas umas a seguir às outras. Perdia por 6/1. O Toni estava longe do campo e também não se apercebeu. Até ao momento em que um treinador amigo lhe perguntou se o Rafa não tinha outra raquete, uma vez que continuava a jogar com a raquete completamente partida. O Toni lá o avisou, ele trocou de raquete e acabou por vencer o encontro. No final o Toni perguntou-lhe porque razão ele não trocou de raquete. A resposta do jovem irreverente Nadal foi: "não troquei porque não me apercebi de nada e porque estou tão habituado a ter sempre a culpa de tudo que também nesta situação estava completamente convencido que a culpa das bolas irem todas fora era minha!". Depois de ouvir esta história pensei cá para mim "e nós que estamos tão habituados a ver o filme ao contrário. A culpa das bolas irem fora é tantas vezes do vento, do sol, das cordas, da raquete, etc, etc". Da parte da tarde fomos até Palma levar o Tiago Olimpio ao aeroporto e depois fomos até ao ginásio fazer o programa de treino físico. Hoje tivemos sozinhos no ginásio porque o Rafa só treinava ao final da tarde. Gentilmente cedeu-nos a chave e assim podemos regressar mais cedo ao hotel. Amanhã voltamos aos treinos! Até breve!