Follow us in www.felneracademy.com

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Departamento de Desenvolvimento da FPT

Qual não foi a minha surpresa quando hoje recebo uma carta do Departamento de Desenvolvimento da FPT! Eu, que penso ser alguém que está por dentro do que se passa no ténis nacional e de alguma forma estou ligado à formação de jogadores e treinadores, nem tinha conhecimento deste Departamento e pouco fiquei a saber relativamente à razão e aos objectivos concretos da sua existência. Acho muito bem que ele exista, e oxalá que venha a contribuir para o desenvolvimento do nosso ténis. No entanto, tenho algumas reservas que assim seja. E por uma razão muito simples: não sei, nem sei se alguém saberá, onde pretendem chegar com ele. Definir como objectivo do programa o "desenvolvimento da modalidade" diz-me muito pouco. Concerteza que ninguém pensa que para se desenvolver o ténis, basta aplicar o Play and Stay e ir às reciclagens da FPT! Para quando um verdadeiro programa de desenvolvimento da modalidade, que defina um plano para o ténis nacional desde o mini-ténis até ao profissionalismo??? Pois bem, se este Departamento existe, a ainda bem que existe, deveria haver também um programa abrangente e articulado, que deveria ser também alvo de uma discussão alargada. Concordo que o Play and Stay e a certificação de clubes têm um papel importante num projecto deste tipo. Sou, aliás, um defensor de ambos. No entanto, estas iniciativas, por si só, sem serem integradas num programa mais amplo, com objectivos precisos e um caminho bem delineado para os atingir, de pouco ou nada servem. Ainda por cima, o programa de certificação de clubes apresentado, mais do que valorizar quem trabalha bem, parte do pressuposto que o programa Play and Stay é a única forma de trabalhar bem na iniciação à modalidade. Pois bem, em minha opinião a certificação deve orientar-se para resultados concretos e não tanto para a forma de os atingir. Deve valorizar os fins e não os meios. Da forma como é apresentado, este programa de certificação, mais do que atestar a competência e os resultados (não só desportivos!), parece querer servir de base a um negócio de filiações, venda de material, acções de formação e reciclagens. Quanto a mim, é errado nos pressupostos, tem critérios pouco adequados aos objectivos que deveria perseguir e pede muito, recompensando pouco. Eu que sempre fui defensor desta certificação, não fiquei convencido para aderir.

Sem comentários:

Enviar um comentário