O dia de hoje foi longo e duro! Chegámos ao Complexo Municipal de Ténis de Manacor pelas 9.30h da manhã. A sessão de campo começou por volta das 10 horas da manhã e terminou por volta das 14.30h! Apesar de algumas paragens mais longas de repouso, são muitas horas seguidas e muita intensidade! Foi uma prova de fogo, muito bem superada pelo Frederico. Apesar de pontualmente se sentir algum desgaste físico que levam a algumas quebras de concentração, conseguiu estar muito bem durante todo o treino. Os esquemas são sempre básicos. Bater frente-a-frente, com o Nadal a tentar terminar com winners sempre que a bola do Fred sai mais curta, bater cruzado de direita e esquerda e, por vezes, um ou outro exercício com mais deslocamento. no final uns pontos com serviço. Hoje o treino terminou com 3 jogos até 11 pontos, sempre com o Rafa a fazer serviço-rede. Primeiro sempre a servir para o lado das vantagens, depois para o lado do deuce. Como do lado das vantagens o Rafa perdeu, quis a desforra, e lá jogaram mais um jogo dos lados das vantagens. Mas o ponto alto do dia foi uma das paragens entre o treino. Hoje senti-me um verdadeiro privilegiado por poder partilhar com o Rafa e o Toni uma conversa sobre o seu presente e o seu futuro. No terminar da conversa, em alguns momentos emotiva, o Toni virou-se para mim e disse "estás a ver isto? vocês ainda vão passar por estes problemas!". A resposta foi óbvia: "era muito bom sinal que um dia tivéssemos estes problemas!!!". Apesar da conversa ser em catalão, e de não entender tudo o que se dizia, deu para entender as mensagens do Toni para o Rafa. Não me fica bem transmitir-vos o conteúdo da conversa, mas devo dizer que fiquei impressionado. Primeiro com a frieza, maturidade e capacidade de argumentação do Nadal que, com apenas 25 anos, é um atleta completamente maduro e consciente do que fez, do que está a fazer e daquilo que irá conseguir no futuro. Por outro lado, o seu tio Toni, é alguém com uma visão muito clara do ténis e do desporto em geral, com uma capacidade muito grande de motivar e direccionar o "foco" para o que é importante: objectivos, trabalho, motivação, esforço. Tudo isto numa conversa no meio do treino, que durou mais de 30 minutos. Pois bem, depois da conversa o Rafa voltou ao treino ainda mais duro!! Já cansados em com fome, saímos do complexo por volta das 3h da tarde directos para o restaurante almoçar. O Rafa, hoje, deslumbrou-nos a nós e aos muitos jovens que o esperavam com o Aston Martin que trouxe para o treino (aqui vai a foto do Pedro Silva ao "bólide"). À tarde ainda fomos a mais 1,5h de treino físico no ginásio. Agora descansar porque amanhã há mais! Até breve!
Que inveja... :)
ResponderEliminarÉ uma oportunidade única de aprender com um tenista tão especial e dedicado, assim como o seu treinador.
Parabéns pelo trabalho que têm vindo a desenvolver. Sendo eu mais ou menos leigo, acho que não me engano quando digo que carregam por aí uma parte significativa do futuro do Ténis Português, e do Mundo.
Votos de muitos sucessos!
Um abraço,
Rui