Follow us in www.felneracademy.com

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Australian Open D5

Cá estou eu para vos falar do nosso ultimo dia aqui no Australian Open! De manhã fomos até ao centro da cidade dar uma volta. Hoje é o dia da Austrália e é feriado. Milhares de pessoas pelas ruas do centro de Melbourne. Depois fomos até Melbourne Park almoçar e esperar pela tão desejada sessão de aquecimento com o Federer. À hora marcada lá estávamos junto ao players lounge, como combinado. No caminho, passámos pelo campo para onde estava previsto o treino e já lá estavam centenas de pessoas à volta do court e muitos seguranças! O Federer lá apareceu, um pouco atrasado, fomos apresentados e rumámos até ao campo 16 de Melbourne Park. Assim que aparecemos no corredor de acesso ao campo, começaram os gritos da multidão que esperava ansiosamente pelo Federer. O aquecimento durou cerca de meia hora e não teve muita intensidade. Bem diferente do Nadal que, mesmo nos aquecimentos, gosta de imprimir um ritmo forte. Depois de uns quantos serviços e respostas, o Federer fez-nos sinal que estava ok, colocou a raquete no saco, veio simpaticamente cumprimentar-nos e saiu rapidamente do campo com os seguranças. A tão pouco tempo de um jogo tão importante, viu-se que procurava estar concentrado e que tentava afastar-se o mais possível da confusão. Nem tivemos coragem para o chatear com as fotografias da praxe, que ele sempre acede de forma gentil. Os únicos registos são de um amigo que teve a gentileza de tirar umas fotografias e enviar-nos. Amanhã partimos logo pela manhã. Espera-nos uma longa e dura viagem até Lisboa! Até breve!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Australian Open D4

Terminou hoje a nossa prestação no Australian Open. O Frederico perdeu com o checo Pavlasek. A história da ronda anterior repetiu-se mas, infelizmente, desta vez ao contrário! O jogo resume-se facilmente num dado estatístico: o Frederico teve 5 pontos de break e não venceu nenhum; o adversário teve 4 pontos de break e venceu 3! Hoje senti o Frederico mais confiante a jogar ao fundo do campo, onde a maioria das vezes conseguia dominar os pontos. No entanto, não esteve tão bem ao nível da resposta ao serviço e isso foi-lhe fatal, contra um adversário que serviu a grande nível ao longo de todo o encontro. Apesar de tudo, grande mérito do Pavlasek que, ou muito me engano, ou a jogar assim ainda vai chegar muito longe neste Open. Tinhamos a ambição de conseguir mais mas, apesar de tudo, acabou por ser uma boa prestação do Frederico. Há que continuar e tentar fazer melhor no próximo ano! Terminada a parte competitiva, restam agora alguns dias de repouso. Da parte da tarde viemos descansar para o hotel e ao final do dia aproveitámos para ir jantar ao centro e dar uma volta pela cidade. Adoro a cidade e o ambiente! De regresso ao hotel, fui surpreendido por uma chamada da organização do AO. É verdade que tinha uma carta no meu quarto a pedir para ligar com urgência para a organização do AO. A carta tinha como assunto "practice". Como não pretendíamos treinar, não dei grande importância e não liguei. No entanto, confesso que achei muito estranho me enviarem uma carta para o quarto com carácter de urgência e, ainda por cima, para treinar!!!! Mais tarde, recebo uma chamada e uma simpática senhora informa-me que está a ligar a pedido do Roger Federer (ainda soltei um "who???") e perguntava se era possível o Frederico amanhã fazer o aquecimento com ele, antes do jogo com o Nadal! Estava desvendado o mistério! Apesar de termos previsto não pegar na raquete nos próximos dias, o convite era irrecusável. Acertámos os pormenores e ficou combinado encontrar-nos com o Federer, no players lounge, por volta das 16.45h. O aquecimento será no Rod Laver Arena das 17h às 17.30h. Vai ser um grande prazer conhecer e colaborar com o melhor jogador de todos os tempos!!! Até breve!!!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Austrália Open D3

Pois bem, ontem passei o dia no clube e à noite aproveitei para ir dar uma volta por Melbourne o que me impediu de vos escrever. A cidade é lindíssima. Tudo muito limpo a arranjado e com um ar moderno e "cool". Fui para South Gate, uma zona pedestre junto ao rio, com excelentes restaurante e bares. Tive a companhia do Pedro Silva, um português que vive no Rio de Janeiro e que conheci casualmente aqui no Australian Open, durante o jogo do Frederico. É um amante de ténis e percorre o Mundo para ver os grandes torneios. Assim, lá combinámos ir beber uma "geladinha" (como dizem os brasileiros) e acabámos por passar um serão agradável, numa noite muito quente aqui em Melbourne (cerca de 32 graus!). Hoje de manhã o Frederico ultrapassou mais um dificil obstáculo. O russo Karlovsky é um jogador muito talentoso, possante (tem mais de 1,90m) e com um ténis muito agressivo. Sem fazer um grande jogo, o Frederico acabou por fazer um jogo muito regular. Serviu e respondeu muito bem durante todo o encontro. A servir esteve quase perfeito, não sofrendo nenhum break (o adversário apenas teve dois pontos de break ao longo de todo o encontro) e conseguindo quebrar o serviço ao adversário uma vez em cada set. O suficiente para conseguir uma excelente vitória. À tarde, nos pares, o jogo não correu nada bem. Pouco inspirados e cometendo demasiados erros, acabaram por ser eliminados por um par que mereceu passar à ronda seguinte. Amanhã jogo duro contra o Pavlasek. Apesar de ser mais mediático por ser namorado da Kvitova, é um dos melhores e mais talentosos jogadores do circuito junior. No entanto, estamos confiantes que vamos ultrapassar mais este obstáculo! Até breve



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Muito feliz pela Ulyana!!!


Ontem tive (mais!!!) uma grande alegria aqui por terras australianas, para juntar às que tenho tido por aqui com o Frederico...ou melhor, a Ulyana tem-me dado alegrias diárias na última semana, ao vencer uma série de jogos consecutivos, desde o qualifing até à vitória no quadro principal. Este resultado tem um forte significado para mim e para aqueles que trabalham com ela. Primeiro porque sabemos que não é fácil, tão jovem, arriscar a vir viver sozinha para um país desconhecido. Depois porque sentimos, desde o primeiro momento, que vinha porque acreditava em nós e no nosso trabalho. Por fim, porque sabemos o quão importante é para ela, depois de um período menos bom da sua carreira, uma vitória destas. A Ulyana foi nº1 da Europa aos 14 anos mas, depois disso, não conseguiu singrar tão bem no circuito ITF Junior. Tem um potencial incrível para jogar ténis e uma margem de progressão enorme. Definimos algumas prioridades para os primeiros meses de trabalho e ela respondeu de forma surpreendente! Em tão pouco tempo conseguiu a proeza de, com apenas 15 anos e no sua primeira participação em provas WTA, vencer um 10.000$, depois de ultrapassar o qualifing! Estou certo que esta será uma de muitas vitórias no circuito profissional!! Por fim, os meus parabéns para o trabalho do Tiago Olimpio ao longo desta semana. Conhecendo a Ulyana, sei bem qual a importância que um treinador tem numa vitória como esta! Boa sorte para esta segunda semana. Estarei aqui pela Austrália a torcer por vocês. Até breve!!!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Australian Open D2


O dia hoje começou bem com uma sessão de treino com o Rafa Nadal no Rod Laver Arena. Foram apenas 30 minutos mas, como de costume com o Rafa, sempre muito intensos. Depois do aquecimento fomos preparar o jogo do Frederico. Não conhecíamos o seu adversário, mas sabíamos que sendo australiano e tendo WC, teria concerteza bom nível. Os australianos têm excelentes jovens jogadores, com um ténis sempre muito agressivo e perigoso em pisos rápidos. O Frederico entrou muito bem nos jogos de serviço, mas pouco eficiente quando tinha que responder. Aos 4-4, sem breaks, jogou mais agressivo e determinado e acabou por fechar o set com dois jogos em branco! No segundo set entrou muito bem e facilmente chegou aos 5-1. Algum relaxamento e muitos erros deixaram que o adversário entrasse novamente em jogo. No 5-4 jogou mais concentrado, serviu melhor e acabou por fechar o encontro. Escandalosa foi a prestação do árbitro do encontro. Mais caseiro era difícil! Depois de várias chamadas erradas, sempre a favor do australiano, teve mesmo a "lata" de, num ponto de break, fazer um over rule numa bola do Frederico em slice, completamente em cima da linha e na zona oposta à sua cadeira, com a juíz de linha (e eu!!!) mesmo em cima da bola!!! No entanto, acabou por ser um bom jogo para a primeira ronda! Terminado o encontro, ainda fomos até ao Rod Laver Arena ver o último set do Rafa. Deu-nos dois convites e tivemos o privilégio de ver o final do jogo no seu camarote pessoal, junto do seu staff. Da parte da tarde viemos até ao hotel descansar e no final do dia ainda fizemos uma sessão de treino de cerca de 1 hora para trabalhar alguns pormenores. Agora tem pela frente russo Karlovsky, um dos jogadores mais talentosos do circuito júnior. Muito completo, serve muito bem e joga de forma agressiva. Vai ser um duro teste nesta segunda ronda. O jogo está agendado para a próxima terça feira. Amanhã treinamos de manhã e à tarde jogará a primeira ronda de pares contra dois WC australianos. O seu parceiro de pares neste OA será o americano Connor Farren, parceiro com o qual o Frederico venceu recentemente o torneio GA do México. Até breve!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Australian Open D1

Vou tentar a partir de hoje trazer-vos o que de mais importante se passar aqui pela Austrália...chegámos ontem pela hora de almoço e as primeiras horas aqui foram de reconhecimento. Jogar num Grand Slam é realmente diferente! Fazer o reconhecimento da área não é fácil...é uma zona enorme e são milhares de pessoas. Só ontem, entre espectadores, eram 75.000!!! Ontem procurámos conhecer tudo: onde são os campos, os serviços médicos, os balneários, o ginásio, a sala de jogadores, a zona para apanhar o carro oficial, etc, etc. E não é fácil...quase todos estes serviços estão debaixo dos courts principais (Arena e Rod Laver) e são autênticos labirintos! Hoje de manhã aquecemos com o Frederico Gil e depois fomos ver o seu jogo. Infelizmente, muito por culpa do Tsonga, o Frederico não conseguiu estar no seu melhor. No entanto, nada mancha o excelente torneio que fez! À tarde fomos até ao campo de treino onde estava o Rafa Nadal. Incrível a euforia em torno dele. Eram muitas centenas as pessoas que rodeavam o campo de treino! Em Maiorca tinhamos combinado encontrar-nos por aqui e o Rafa, como sempre, foi de uma total simpatia e disponibilidade. Estivemos um pouco à conversa depois do treino dele e ele ficou de me ligar para ver se conseguíamos conciliar horários para treinar amanhã. Falámos depois da ordem de jogos ter saído e, como ambos jogam às 11 horas, acabámos por conseguir agendar um aquecimento para amanhã. Assim, às 9.30h lá estaremos no Rod Laver para aquecer com ele. Aquecimento de luxo!!! Não é todos os dias que se joga no Rod Laver Arena e que se tem como o Rafa Nadal como parceiro de aquecimento! Pouco depois, às 11h da manhã, o Frederico jogará a primeira ronda, contra um jogador australiano que não conhecemos. O Frederico tem treinado muito bem e estamos confiantes em ultrapassar esta primeira ronda. Até breve!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ITF México GA






Depois de várias semanas sem actualizar o blog, aqui estou eu para mais umas crónicas, desta vez para falar das semanas de competição que tivemos e que ainda nos esperam. Pois bem, começando pelo principio. Nesta digressão acompanho os nossos atletas Artur Completo, o Romain Barbosa e o Frederico Silva, sendo que na terceira semana (Venezuela) eu terei de regressar a Portugal com o Frederico para logo de seguida viajarmos até à Austrália. Na semana passada estivemos no México, num torneio GA. Organização ao nível de um ATP, um clube incrível, muita gente a assistir aos jogos, pessoal da organização muito profissional e prestável. A começar pelo médico/fisioterapeuta...este torneio foi a prova da importância que este pode ter na prestação de um atleta. Foi incansável no apoio ao Frederico e conseguiu a proeza de o colocar a jogar ao longo de toda a semana com poucas dores. Sentimos bem a diferença quando chegámos à Costa Rica e nos aparece um taberneiro a fazer de fisioterapeuta! Desportivamente, o saldo foi positivo. O Artur Completo não teve muita sorte no sorteio mas jogou a grande nível contra o japonês Nishioka, segundo cabeça de série. Perdeu por 63 e 75 e ainda desperdiçou um set point no segundo set. O Romain Barbosa teve não tinha tarefa fácil contra o americano Luca Corintelli, como aliás se viu na ronda seguinte (Frederico acabou por derrotá-lo após salvar 5 match points!) e acabou por ceder em 3 sets, depois de um primeiro set onde jogou a grande nível. O Frederico, acabou por ter a sua melhor semana no circuito ITF até este momento. Nas duas primeiras rondas jogou um ténis sofrível (sem se conseguir habituar à altitude e às bolas sem pressão) mas com uma grande determinação! Pois bem, só ganhando se pode aspirar a jogar melhor no próximo jogo! E assim foi elevando o nível até à final de singulares e pares. Com este resultado acaba por conseguir um feito histórico para ele e para o ténis nacional ao alcançar, com 16 anos, o 6º lugar do Ranking Mundial Junior, sendo o número 1 mundial entre os atletas nascidos no seu ano. Já valeu a pena o sacrificio de passar o Natal e a passagem de ano longe da familia e amigos!!! Aqui ficam algumas fotos....até breve!!!