Follow us in www.felneracademy.com

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Wild Card

Apesar de estar longe fui-me apercebendo que o meu anterior post acabou por criar grande polémica. Não era esse o meu objectivo. Não pretendia que este fosse transcrito em outros espaços da blogosfera. Mas também não entendo o porquê de tanta polémica. É assim tão estranho estarmos desagradados pelo facto do Frederico não conseguir ter um WC em nenhum dos três futures em Portugal? Limitei-me a constatar um facto sem entrar em ataques pessoais e evitando opinar sobre os "porquês" de ele não ter essa oportunidade. Se o tivesse feito talvez até justificasse melhor o nosso desagrado. Para finalizar, queria esclarecer os mais desconfiados, que o Frederico acabou por não poder jogar o torneio porque tem uma pequena micro-rutura no quadricipete e foi aconselhado a parar durante alguns dias, de forma a poder competir nas próximas semanas. Só quem não nos conhece poderia pensar que o Frederico não jogou o torneio devido a uma "birra" relativamente a um WC! Até breve.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Wild Card

Sei bem que os WC são convites das organizações, que podem ser dados a quem bem se quer. Por isso não discuto os critérios (até porque não existem) da sua atribuição. Compreendo também as dificuldades das organizações dos torneios e os interesses comerciais que estão por detrás de quem os organiza. No entanto, da nossa parte, não posso deixar de lamentar o facto do Frederico Silva não ter a oportunidade de, no seu próprio país, ter acesso aos WC que lhe facilitem a entrada no quadros principais dos torneios Future de Faro e Loulé, no momento em que procura ganhar os seus primeiros pontos ATP. Não sei, nem interessa para aqui, as razões porque não foram dados ou a quem foram dados. Apenas procuro constatar um facto...o Frederico Silva é um jogador português, está a Top 10 Mundial de Juniores, tem alcançado muitos êxitos para o ténis português e, em Portugal, não consegue apoios tão simples como a oferta de um WC para um torneio future! Já nem falo de patrocinadores (que não tem nenhum em Portugal!) ou de apoios da FPT. Por muito que se prove, é realmente difícil singrar neste país!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Maiorca D6



Estamos quase no final de mais uma semana de treinos aqui por Manacor. Ontem fizemos cerca de 3 horas no campo e depois optámos por prescindir da sessão de treino físico. O treino de campo ontem foi, talvez, o mais duro que já fizemos com o Rafa. A intensidade foi brutal, durante mais de uma hora sem qualquer pausa! O Rafa está bem melhor fisicamente do que da última vez que cá estivemos! Ontem, depois de quase uma hora de treino sem qualquer paragem, e quando julgávamos que estaríamos perto de um tempo de repouso, a coisa ainda piorou! O Toni propõe um exercício que obriga a deslocações constantes de ponta-a-ponta do campo!!! O Frederico estava perto da exaustão e o Rafa também já não estava nada fresco...no entanto, com o empenho que os caracteriza, ainda estiveram (e muito bem!) mais 20 minutos neste exercício. Depois veio o repouso e a cena hilariante do dia. Quando estávamos a descansar, entrou um jovem desconhecido no campo a perguntar se podia falar com o Toni e o Rafa. Pretendia, segundo ele, ajudar o Rafa e transmitir-lhe as jogadas do ténis do futuro! Lá tentou explicar, com o Rafa e o Toni a tentar perceber as tais jogadas! Como estavam a falar em Catalão não consegui entender tudo. Às tantas, o próprio Toni, em tom de brincadeira, vira-se para o jovem e diz: "continua a falar em Catalão que eu não quero que os portugueses percebam as tuas jogadas do futuro!". Bem, nem vos vou explicar as jogadas porque não faziam o minímo sentido!!! Mas o jovem foi insistente e, às tantas, para se fazer entender melhor, agarra numa raquete do Rafa e entra para dentro do campo para uma sessão prática de esclarecimento!!! Foi de ir às lágrimas!!! Hoje de manhã voltámos ao campo. Mais 3 horas, sendo que a última fizemos sozinhos porque o Rafa teve de parar. No entanto, o treino de hoje teve a novidade de, pela primeira vez, se ter feito pontos ao fundo do campo. Há muito que tínhamos a curiosidade e a ambição de poder jogar pontos contra o Nadal ao fundo do campo!!! Fizemos dois jogos até 11 pontos sem serviço (felizmente!). O Frederico esteve muito bem, e apesar das dificuldades em aguentar o ritmo, lá se aproveitou dos erros não forçados do Rafa e sacou-lhe os dois jogos por 11/9 e 11/7. Lógicamente, vale o que vale, ou seja pouco, mas dá sempre um certo gozo ganhar alguma coisa ao Rafa! No final do treino ainda fomos ver o novo "brinquedo" dele (Ferrari Enzo). Impressionante!! Hoje não houve tempo, mas o Rafa prometeu que amanhã iríamos com ele experimentar a máquina nova! Treinamos amanhã às 9 horas e de seguida seguimos para o aeroporto para o regresso a casa. Até breve!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Maiorca

Foi com surpresa que, após chegarmos da Austrália, recebemos o convite do Rafa para voltar a Maiorca. Chegámos no domingo pela tarde e segunda feira começámos os treinos. O Rafa está mais bem "afinado" do que da última vez que cá estivemos! Está melhor física e animicamente, mesmo depois daquela "trágica" derrota na final do Australian Open. Treinámos na segunda-feira com o Rafa e na terça acabámos por treinar com alguns jogadores que estão aqui por Maiorca a jogar futures. O Rafa foi a Madrid visitar o Rei e o Rajoy e acabou por não treinar. Ontem, fizemos uma sessão no campo logo de manhã, mas antes disso ainda tivemos a assistir a uma sessão de testes de raquetes e a algumas cenas de publicidade da Babolat com o Rafa. Tive a oportunidade de ver a tecnologia que a Babolat está a desenvolver e fiquei impressionado! Preparem-se para em pouco tempo termos raquetes com "chips", que podem ser ligadas a computadores e fornecer-nos dezenas de informações sobre aquilo que fazemos!!! Desde intensidade do top spin, velocidade da raquete, zona de impacto da bola na raquete, numero de pancadas batidas, etc. Até breve!