Follow us in www.felneracademy.com

terça-feira, 26 de abril de 2011

Estoril Open II

Um amigo meu, já há muito tempo, comentava comigo que o jogador de ténis é, cada vez mais, um "atleta com um pau na mão"! Queria ele dizer que o ténis actual é cada vez mais físico e que este aspecto é cada vez mais determinante para o sucesso. Os jogadores são cada vez mais fortes fisicamente. Isso tem-me saltado à vista neste Estoril Open. É impressionante ver a envergadura física de jogadores como Verdasco, Soderling ou Tsonga!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Estoril Open

A semana do Estoril Open é sempre especial para os jogadores portugueses. Para os profissionais e para os mais jovens. Para estes últimos é a oportunidade de estar perto dos grandes campeões, e tentar fazer parte de um "circo" onde sonham um dia chegar. Estar perto dos grandes profissionais, ter a oportunidade de treinar no court ao lado ou mesmo, para alguns, poder treinar com eles é importante para desmistificar muita coisa e para motivar para o futuro. São homens como os outros, que se diferenciam porque têm qualidades tenisticas que fazem deles grandes atletas. Para chegarem ali, o "talento" foi um ponto de partida fundamental. No entanto, todos têm uma qualidade comum: trabalharam muito duro, durante muitos anos. Há muito menos "campeões" do que grandes talentos. A galeria de campeões é demasiado pequena para tantos talentos espalhados pelo mundo. Se acrescentarmos ao talento muito trabalho e sacrifício, a probabilidade de figurar nesta lista aumenta consideravelmente...

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Regionais

Decorreu este fim-de-semana, em Almeirim, o Campeonato Regional de Sub 18. O CTCR consegui colocar 3 atletas nas meias-finais: Artur Completo, João Fazendeiro e Rodrigo Freitas. O Artur Completo acabou por confirmar o seu favoritismo e sagrar-se campeão regional, vencendo na final o João Fazendeiro, num jogo equilibrado que acabaria com os parciais de 64 e 75. Gostaria ainda de destacar a prestação do Rodrigo Freitas, que nas meias-finais acabaria por ceder em 3º set com o João, depois de desperdiçar um match-point. O Rodrigo é de Coimbra e está a treinar conosco desde Setembro de 2010. Apostou no ténis mais tarde, ainda tem muito pouca experiência competitiva, mas tem um imenso potencial. Para além de ter uma excelente base técnica, de ter um jogo muito completo e ter um óptimo serviço, é trabalhador e tem quase 2 metros de altura! Tenho a certeza que com mais experiência competitiva e se conseguir controlar melhor as suas emoções, ainda vamos ouvir falar muito dele.

Ainda no que se refere aos regionais, gostaria de corrigir o post anterior. Erradamente disse que o CTCR se tinha sagrado Campeão Regional de Equipas Sub 14 Masculinos. A verdade é que o campeonato em questão ainda não terminou, faltando ao CTCR fazer dois jogos. Quanto às observações, no anterior post, sobre os responsáveis do CT Alcobaça é que não me enganei e, neste mesmo regional de Sub 14, vêm mais uma vez confirmar a enorme vocação para arranjar problemas por todo o lado por onde passam.

Depois de há umas semanas terem marcado FC a um jogador do CTCR, depois deste se atrasar para um encontro contra um jogador de Alcobaça (onde, pelo que me constou, ainda deu tempo para director técnico do CTAlcobaça ameaçar fisicamente um jovem atleta do CTCR!), agora parece que pretendem vencer mais um jogo na secretaria. E têm sido vários ao longo dos últimos anos...desta vez o problema é um jogo de interclubes. No inicio da semana foi pedido um adiamento, pelo facto do nosso atleta Tiago Cação se encontrar na Maia ao serviço da selecção de sub 14. Interessam pouco os pormenores da novela. No entanto, é interessante verificar a atitude dos responsáveis do clube de Alcobaça, tentando mais uma vez dificultar o que é simples e, quem sabe, ainda ganhar mais um joguinho por FC. Estamos a falar de formação e aprendizagem e, por isso, custa-me a entender qual o prazer e, principalmente, a vantagem de ganhar sem jogar! Se têm por objectivo a provocação ou a vingança, poderiam pelo menos arranjar outras estratégias e, assim, escusavam de prejudicar os seus próprios atletas. Cálculo que estas vitórias administrativas lhes sirvam de pouco...estes senhores ainda não perceberam que só se fazem jogadores, jogando, e jogando limpo.


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Regionais ATLEI e os seus clubes...

Estão quase e terminar os campeonatos regionais da ATLEI, tanto individuais como por equipas. O CTCR, nos campeonatos individuais masculinos, alcançou todos os títulos regionais disputados: Duarte Sousa (sub12), Tiago Cação (sub 14 e sub 16) e Pedro Correia (seniores). O regional de sub 18 disputa-se no próximo fim-de-semana, tendo também como favoritos alguns dos nossos atletas, nomeadamente o Rodrigo Freitas, o João Fazendeiro e o Artur Completo. Em femininos, Filipa Silva, sagrou-se Campeã Regional de Sub 12. Para além destes títulos, em alguns destes campeonatos, as finais foram 100% caldenses e em alguns deles conseguimos ter três dos quatro semi-finalistas . Em equipas masculinas, vencemos todos os escalões etários: sub 12, sub 14, sub 16, sub 18 e em seniores subimos à primeira divisão nacional.

É verdade que ao longo dos últimos anos tentámos, de forma gradual e sustentável, criar as condições que permitissem dar condições aos melhores atletas mas também elevar o nível médio dos nossos jogadores. Os campeonatos regionais, apesar de não permitirem aferir o nível nacional e muito menos internacional, podem servir-nos de referência relativamente à evolução do nosso trabalho de formação. Infelizmente estes resultados não são só resultado do trabalho desenvolvido na Academia de Ténis do CTCR. Historicamente, na ATLEI, o CTCR sempre teve como principal adversário o CITL (que tem sido o clube com mais títulos regionais) e, pontualmente, o CT Alcobaça. A verdade é que, actualmente, estes dois clubes, por razões totalmente distintas, deixaram de conseguir ser tão competitivos. É interessante reflectir sobre o percurso destes clubes, as opções que tomaram e a forma como a competência dos seus responsáveis influencia o seu futuro. O CITL, coordenado por dois excelentes profissionais e amigos de sempre (Miguel Sousa e Gilberto Valente) é um clube de excelência, bem gerido e com uma dinâmica social muito forte. Desportivamente, somos rivais desde o tempo em que jogávamos. Actualmente, no papel de treinadores, defrontamo-nos quase semanalmente. Nunca me lembro de ter tido o mais pequeno problema com nenhum deles. Pelo contrário. Mais, tenho aprendido muito com eles ao longo destes anos e espero também ter conseguido ajudá-los em alguma coisa! Naturalmente, sendo um clube privado, as preocupações comerciais também acabam por pesar nas opções relativamente à competição. O CITL tem procurado reorganizar-se a este nível e não tenho dúvida que voltará a elevar o seu nível competitivo. O caso do CT Alcobaça é bem diferente. Há alguns anos atrás, a ignorância e a ambição desmedida de alguns dos seus responsáveis, nomeadamente do seu responsável técnico, levou a uma aposta desproporcionada e pouco sustentada na competição. Resultado: tiveram uma ou outra boa atleta a nível nacional nas camadas jovens, deixaram de ter ténis social e, hoje, não têm nem uma coisa, nem outra. Este clube é também a prova de que a vitória a todo o custo e as "guerrilhas" constantes com outros clubes, treinadores, associação, federação, etc, não compensam e que o tempo acaba sempre por premiar o fair-play, a persistência, a competência.

Apesar do orgulho que temos nos resultados dos nossos atletas, os nossos objectivos não passam por ganhar campeonatos regionais. Sabemos que para sermos melhores temos de ter adversários fortes. Trocava muitos destes títulos regionais por uma maior competitividade dentro da minha associação.