Follow us in www.felneracademy.com

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Grand Slam


(Escrito para Jornal OJE - Outubro de 2012)

O Grand Slam 

Este ano tive a oportunidade de, pela primeira vez, estar presente nos quatro torneios de Grand Slam em ténis: Open Austrália (Melbourne), Roland Garros (Paris), Wimbledon (Londres) e US Open (Nova Iorque). Qualquer um destes eventos, embora com ambientes diferentes, impressiona pela sua grandiosidade. Durante quinze dias, estas cidades “respiram” ténis. Em qualquer um dos torneios do Grand Slam, fiquei impressionado pela forma como as pessoas “vivem” o evento. São os outdoors por toda a parte, as televisões em directo nos cafés, bares e restaurantes, as centenas de carros oficiais a circular pelas ruas e, claro,  muitas centenas de intervenientes a deambular pela cidade, desde os próprios jogadores, a treinadores, árbitros e pessoal do staff da prova.

Em Wimbledon revive-se a história da modalidade num ambiente tipicamente british, onde a tradição ainda hoje impõe regras únicas (é o único torneio do mundo onde os jogadores são obrigados a equipar-se totalmente de branco). A relva dos campos, as flores a ornamentar todo o recinto do torneio, os balcões a vender morangos com chantili e a chuva constante completam o cenário muito próprio de Wimbledon.

No US Open, o ambiente é tipicamente americano embora seja perceptível a presença de muitos milhares de espectadores “turistas” que, juntando o útil ao agradável, aproveitam também para visitar a Big Apple. Animação nas bancadas, muita música, as entrevistas em pleno court no final dos encontros e o fast food também são imagens de marca do Grand Slam americano.  Na Austrália, predomina o estilo cool, com milhares de pessoas espalhadas pelo recinto, muita festa nas bancadas e muita cerveja para ajudar a ultrapassar o abrasador calor australiano.

O ténis em terra batida é talvez o mais apreciado pelos espectadores. O jogo é mais físico, mais longo e as estrelas que vencem em Paris são normalmente considerados verdadeiros “guerreiros” pela sua capacidade física e mental. Roland Garros junta milhares de crianças, jovens e menos jovens, todos na ânsia de ver o melhor ténis do Mundo sobre terra batida.

Todos os torneios do Grand Slam têm em comum o facto de serem autênticos negócios de milhões. Os bilhetes disponíveis para venda estão sistematicamente esgotados. Os sponsors, a restauração, o merchadising  e os direitos de transmissão televisiva são algumas das formas de financiamento destes eventos milionários. Quem tem acesso aos bastidores facilmente se apercebe da complexidade que envolve a sua organização. São milhares de colaboradores recrutados para um evento que dura apenas quinze dias.

Felizmente, uma grande fatia dos lucros angariados na organização destes torneios são canalizados para o desenvolvimento do ténis nos seus países. Não é por acaso que os países que organizam torneios do Grand Slam são dos que mais investem na promoção da modalidade e na formação de jovens talentos. Todos eles têm o sonho de ver, um dia, um tenista da casa a vencer o seu torneio. Grande parte dos lucros obtidos são canalizados para as respectivas federações nacionais para serem investidos no apoio à carreira de jovens tenistas.

Que falta nos fazia um torneio de Grand Slam!


Pedro Felner

Sem comentários:

Enviar um comentário