Follow us in www.felneracademy.com

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Maiorca D9

O treino de hoje foi talvez o mais fraco desde que cá estamos. O Rafa não estava no seu melhor e o Fred queixou-se de algumas dores nas costas que lhe retiravam mobilidade. Em conversa durante o treino o Tiago Olímpio, que há muitos anos esteve no Nike Tour em Espanha e assistiu ao encontro entre o Peter Rodrigues e o Nadal, lembrou esse jogo. Mal se falou disso, o Rafa fez jus à sua famosa memória e disparou "lembro-me perfeitamente, estive a perder 5/1 no 3º set e fui ganhar!". À tarde o Fred teve uma sessão de fisioterapia com o Rafael Maymo. Não é nada de grave e já se sentiu melhor das costas. Hoje na sessão de treino físico no ginásio estivemos também com o Joan Forcades. O Joan é o preparador físico do Rafa desde os 11 anos e é uma personagem única. Como preparador físico tem um currículo notável, nem que seja pelo facto de já ter trabalhado com dois números 1 do Mundo (Moya e Nadal). Quando terminou o treino físico, o Rafa saiu apressadamente e nós tivemos o previlégio de ficar mais de uma hora na conversa com Joan e com o Rafael Maymo. Falou-se muito do Rafa, do seu passado, das suas qualidades, da rivalidade com o Djokovic e o Federer, daquilo que ele é e da imagem que passa para fora, etc. Para além disso, o preparador físico do Rafa é um homem com uma experiência e uma cultura fora do comum. Grande admirador de Portugal, é um conhecedor profundo da nossa cultura. Sabe sobre tudo, desde desporto, a música, literatura, história. Na literatura é um admirador confesso de Lobo Antunes e Saramago. Para além disso, diz que uma das pessoas que o fez entender melhor o ténis foi o António Damásio através dos seus livros (que já os leu todos!). Este fim-de-tarde foi das melhores experiências que passei por aqui! Amanhã às 10h lá estaremos para mais uma sessão no campo. Até breve!

domingo, 30 de outubro de 2011

Maiorca D8


Bem, faz hoje uma semana que chegámos a Maiorca e só nos restam mais 4 dias de treino. Está previsto ainda treinarmos na quinta-feira de manhã e viajamos para Portugal no mesmo dia. Hoje foi dia de descanso. Acordámos tarde, almoçámos e andámos aqui pelo hotel. O Fred aproveitou para estudar e eu fiquei a ver a final do Masters feminino. Bom jogo! Ontem, como previsto, fomos ter com o Rafa à noite. Ele estava com o seu grupo de amigos e saímos todos juntos, fazendo um "raide" pelos bares aqui de Manacor. Tal como qualquer um de nós quando saimos à noite com amigos. Com a sua simplicidade até nos esquecemos que estamos com uma das maiores estrelas do desporto mundial! De resto, o normal. Apesar de estar em "casa", não passa despercebido em lado nenhum. No entanto, as pessoas não incomodam e respeitam a sua privacidade. Ao longo da noite lá vamos sentindo alguns disparos dos flashes das máquinas fotográficas e algumas pessoas (sempre mulheres, claro!) lá ganham coragem e o abordam directamente para uma foto. Nunca o vi recusar ou fazer má cara. Sente-se perfeitamente que tem um carinho especial pelas pessoas da sua terra. Aliás, tenho a certeza que em mais nenhum lado do Mundo ele consegue ser tão genuíno e que, em mais nenhum lado, se sente tão à vontade para fazer o que lhe apetece. A noite teve um ou outro excesso e hoje estamos todos a descansar para amanhã voltarmos ao trabalho no máximo da força! Até breve!

Workshop AllCourt Solutions

PRELECTORES
WORKSHOP ALLCOURT SOLUTIONS
BRAGA, 1 DE DEZEMBRO /2011
PARTICIPA!

Workshop AllCourt Solutions

PROGRAMA
WORKSHOP ALLCOURT SOLUTIONS
BRAGA, 1 DE DEZEMBRO/ 2011
PARTICIPA!

sábado, 29 de outubro de 2011

Maiorca D7 Update

O Rafa acabou por nos avisar que hoje não poderia ir treinar. Pelos vistos os compromissos que tinham atrasaram-no e acabou por cancelar a sessão de hoje. Acabámos por ir nós. O Tiago Olímpio esteve "impecável" como parceiro. O treino durou duas horas e tal e correu muito bem. Agora estamos no hotel prontos para ir jantar. Como amanhã é dia de repouso, hoje vamos dar uma voltinha à noite. O Rafa convidou-nos para ir com ele para a noite de Manacor, e assim, por volta da 1 da manhã lá estaremos no sitio combinado! E o Fred hoje também vem! Vai ser divertido concerteza! Amanhã cá estarei para vos contar...até breve!

Maiorca D7


Escrevo para vos contar que hoje, e por enquanto, não fizemos nada! O Tiago Olimpio chegou ontem á noite e vai ficar conosco até terça-feira. A manhã foi toda passada no hotel a descansar. Depois lá fomos almoçar e dar uma volta por Porto Cristo. O Rafa hoje tinha um jogo de golf com os seus patrocinadores do Banesto e estamos a aguardar que nos diga a que horas treinamos à tarde. Enquanto isso, vamos estando entretidos aqui pela internet. Até logo!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Maiorca D5



O treino hoje começou bem duro. É interessante ver como o Rafa vai, ao longo da semana e depois de uma paragem de alguns dias, elevando o ritmo. Hoje cheguei a ficar assustado...a primeira hora do treino foi de uma intensidade brutal, sem uma única paragem e sem tempos mortos para apanhar bolas. O Fred tem vindo a elevar o nível diariamente. Hoje esteve exemplar, com uma qualidade de bola que nunca tinha visto. Conseguiu impor um ritmo elevadíssimo, muito consistente e com grandes melhorias na profundidade de bola. Esteve praticamente 1 hora a bater no máximo das suas forças. Em alguns momentos sentia-o já perto da exaustão. A verdade é que o Rafa, também muito desgastado por uma época que já vai muito longa para ele, também já não estava nada fresco. Felizmente lá se iam partindo umas cordas que obrigavam o treino a parar por mais uns segundos. Sempre dava para ganhar um pouco mais de fôlego! Depois desta primeira hora a "full" lá veio um descanso e, a partir daí, o treino ficou mais leve (felizmente!), com situações de rede, serviço, etc. Uma coisa que me tem impressionado no Nadal é a concentração e o empenho que coloca em tudo o que faz. É capaz de estar a falar, a rir, a tirar fotografias, etc., mas quando põe a bola em jogo ou mesmo quando começa a fazer um exercício de treino físico, parece que entra em "transe". Coloca a expressão que todos conhecemos quando joga e não vê mais nada! Fora do campo, hoje foi um dia mais calmo. Para além de nós, apenas estava o Rafa com o Toni e o Rafael. O Rafael é o seu fisioterapeuta e homem inseparável do Nadal. Para além de ir tratando das suas "mazelas", está sempre no treino de campo e nos treinos de preparação física, vai pôr raquetes a encordoar, prepara os suplementos, etc. A assistir ao treino, e para não variar, alguns grupos de fãs esperam várias horas para, no final do treino, terem algum tempo com o Rafa. Depois de terminada a sessão de campo, fomos directos para o ginásio dele para fazermos o nosso programa de físico. Nesta curta viagem, estava reservada uma surpresa para o Fred. Em vez de ir no velhinho Audi que ele gentilmente nos cedeu para estes dias, foi de Aston Martin com o Rafa ao volante. Emoções fortes na estrada e, segundo o Fred, uma conversa agradável sobre coisas de jovens (carros, namoradas, saídas à noite, etc...). Terminada a sessão de físico, fomos almoçar e fechámos o dia. Agora descansar porque amanhã, apesar de ser sábado, temos mais duas horinhas no court. Até breve!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Maiorca D4


O dia de hoje foi longo e duro! Chegámos ao Complexo Municipal de Ténis de Manacor pelas 9.30h da manhã. A sessão de campo começou por volta das 10 horas da manhã e terminou por volta das 14.30h! Apesar de algumas paragens mais longas de repouso, são muitas horas seguidas e muita intensidade! Foi uma prova de fogo, muito bem superada pelo Frederico. Apesar de pontualmente se sentir algum desgaste físico que levam a algumas quebras de concentração, conseguiu estar muito bem durante todo o treino. Os esquemas são sempre básicos. Bater frente-a-frente, com o Nadal a tentar terminar com winners sempre que a bola do Fred sai mais curta, bater cruzado de direita e esquerda e, por vezes, um ou outro exercício com mais deslocamento. no final uns pontos com serviço. Hoje o treino terminou com 3 jogos até 11 pontos, sempre com o Rafa a fazer serviço-rede. Primeiro sempre a servir para o lado das vantagens, depois para o lado do deuce. Como do lado das vantagens o Rafa perdeu, quis a desforra, e lá jogaram mais um jogo dos lados das vantagens. Mas o ponto alto do dia foi uma das paragens entre o treino. Hoje senti-me um verdadeiro privilegiado por poder partilhar com o Rafa e o Toni uma conversa sobre o seu presente e o seu futuro. No terminar da conversa, em alguns momentos emotiva, o Toni virou-se para mim e disse "estás a ver isto? vocês ainda vão passar por estes problemas!". A resposta foi óbvia: "era muito bom sinal que um dia tivéssemos estes problemas!!!". Apesar da conversa ser em catalão, e de não entender tudo o que se dizia, deu para entender as mensagens do Toni para o Rafa. Não me fica bem transmitir-vos o conteúdo da conversa, mas devo dizer que fiquei impressionado. Primeiro com a frieza, maturidade e capacidade de argumentação do Nadal que, com apenas 25 anos, é um atleta completamente maduro e consciente do que fez, do que está a fazer e daquilo que irá conseguir no futuro. Por outro lado, o seu tio Toni, é alguém com uma visão muito clara do ténis e do desporto em geral, com uma capacidade muito grande de motivar e direccionar o "foco" para o que é importante: objectivos, trabalho, motivação, esforço. Tudo isto numa conversa no meio do treino, que durou mais de 30 minutos. Pois bem, depois da conversa o Rafa voltou ao treino ainda mais duro!! Já cansados em com fome, saímos do complexo por volta das 3h da tarde directos para o restaurante almoçar. O Rafa, hoje, deslumbrou-nos a nós e aos muitos jovens que o esperavam com o Aston Martin que trouxe para o treino (aqui vai a foto do Pedro Silva ao "bólide"). À tarde ainda fomos a mais 1,5h de treino físico no ginásio. Agora descansar porque amanhã há mais! Até breve!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Maiorca D3




Dia mais animado aqui por Manacor. Treinámos das 9.30h às 14 h com o Rafa, mas desta vez com muito mais agitação. Com a presença do nosso amigo Pedro Silva, que nos veio fazer uma visita, do Albert Molina e do Carlos Costa, agentes da IMG do Frederico e do Rafa, do Toni Nadal que hoje já esteve no campo, com uma equipa de televisão que esteve a cobrir toda a sessão e a fazer entrevistas e também com alguns fãs que hoje puderam estar dentro do pavilhão. No final do treino, como de costume, muitas solicitações para o Rafa. Com a sua genuína humildade lá foi dando resposta às solicitações, sempre com um sorriso nos lábios. Primeiro entrevista, depois autógrafos e fotos. No final, e quando já ia a caminho do carro, ainda voltou para trás novamente: tinha-se esquecido de assinar um carro cheio (literalmente!) de material promocional da Babolat. Nós viemos embora e ele ainda lá ficou a fazer assinaturas de empreitada, sem refilar! O Frederico hoje, já mais adaptado ao ritmo do Rafa, fez o melhor treino da semana. Da parte da tarde ainda estava prevista uma sessão de treino físico mas optámos por descansar. Hoje, com a ajuda do Pedro, também deu para recolher alguns videos e fotos que vos farei chegar. Amanhã às 9.30h lá estaremos para mais uma sessão. Até breve!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Maiorca D2

Terminou o nosso segundo dia de treinos aqui por Manacor. Começámos o dia com a sessão de campo com o Rafa. Já se notou um ritmo maior da parte dele e, principalmente, menos erros. É impressionante o ritmo que ele imprime com a direita e os winners que consegue fazer de todo o campo! Realmente com o seu físico e com a velocidade que joga, o campo torna-se muito pequeno e o tempo para jogar é mínimo. Quando joga com a direita é rara a bola que vai à rede (hoje, em quase 3 horas de treino, não me lembro de uma direita que tenha colocado na rede!). A bola sai sempre muito pesada no fundo do campo e, quando falha, é porque sai comprida demais. Depois de uns esquemas de controlo de bola ao fundo, fizeram uns vóleis e dois jogos até 11 pontos, sempre com o Frederico a servir. Demasiadas respostas falhadas pelo Rafa, 4 ou 5 aces do Fred e mais uns quantos pontos ao fundo com o Fred sempre a jogar “no red line” terminaram com 15/13 Nadal e 11/8 Fred! Mesmo com um Rafa relaxado e a treinar, dá sempre algum gozo ganhar-lhe alguma coisa, nem que fosse um jogo de mini-ténis! Nos longos descansos que fazemos de 30m em 30 minutos, houve muito tempo para irmos conversando. Fez elogios à esquerda do Fred neste piso, salientando que “a bola vem muito rápida”. Ficámos contentes pelo elogio! Impressionante também é a forma como se recorda de todos os jogos e torneios que fez desde jovem....descreveu-nos todos os torneios que fez na época dos seus 16 anos, a ronda em que perdeu, com quem, o resultado, etc. Até deu direito a um “gozo” do seu fisioterapeuta, tal é a sua memória e a capacidade de se lembrar de pormenores tão longínquos. Depois do treino de campo, fomos directos ao seu ginásio para cerca de 1 hora de treino físico. Depois do físico o Rafa tomou um banho rápido e lá foi todo equipado a rigor para uma partida de Golf. Nós almoçamos e ainda voltámos ao campo para mais 1 hora de ténis, desta vez sozinhos. Até breve!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Maiorca D1

Pois bem, já chegámos a Maiorca para 10 dias de treinos com a Rafa Nadal! Não nos podemos queixar da recepção. Instalaram-nos muito bem em Porto Cristo, um pequeno "pueblo" junto ao mar onde o vive o Nadal. O hotel é agradável, com uma excelente vista sobre a marina. Ao longo dos próximos dias irei actualizando o blog com um pequeno "diário" daquilo que se vai passando por aqui. Para zelar pela privacidade dele, e uma vez que vamos conviver diariamente, terei o cuidado de não vos transmitir nada da sua esfera privada, ou pelo menos, nada que sei que ele não gostaria de ver escrito. O treino da manhã correu muito bem. O Rafa esteve apenas com o seu fisioterapeuta e sem o seu treinador, Toni Nadal. O Fred esteve em excelente nível, a bater muito forte e consistente. O Rafa, como sempre, com grande intensidade, concentrado e muito exigente consigo próprio. A concentração é tal, que num exercício partiu as cordas com enorme estrondo, mandou a bola para fora, e nem se deu conta que as tinha partido. Ainda fiquei na dúvida se fazia questão de continuar a treinar com as cordas partidas! Entretanto, lá optei por o avisar. Surpreendido, olhou para a raquete e respondeu que nem se tinha apercebido! Hoje à tarde vamos para casa dele, treinar no seu ginásio particular e depois ainda vai haver uma futebolada. Convidou-nos mas optámos por recusar. A semana vai ser longa e dura...há que poupar um pouco o físico e não correr muitos riscos! Até breve!

domingo, 23 de outubro de 2011

Masters PNDT

Hoje passei pelo Estádio Nacional para ver o festa final do circuito do PNDT e gostei muito do que vi! Um centralito cheio de crianças a divertirem-se a trocar bolas com os nossos melhores jogadores juniores e muitos pais nas bancadas. Algumas crianças com um nível já muito interessante para a idade. Um ambiente animado e descontraído, como se deseja nestas idades. Estas actividades são fundamentais para motivar as crianças e os pais. Parabéns à equipa do PNDT!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ideias para uma melhor FPT

Já sei que é mais fácil falar (ou escrever) do que fazer! Também sei que muitas das ideias, quando estando no "terreno", nem sempre são fáceis de pôr em prática. No entanto, acho que ao longo destes anos muita coisa podia ter sido feita, ou pelo menos tentada, e talvez hoje o ténis estivesse melhor. Tenho admiração pela grande maioria dos presidentes da FPT dos últimos anos. Tenho plena convicção que todos aqueles que conheci pessoalmente, eram pessoas sérias, dedicadas, que deram muito do seu tempo à FPT de forma desinteressada e que tentaram fazer o que melhor que podiam para desenvolver o ténis em Portugal. Infelizmente, e por variadas razões, nenhum deles conseguiu resolver os problemas crónicos da FPT. Neste artigo vou-me debruçar sobre algumas das muitas ideias que poderiam mudar o panorama da FPT e do ténis nacional.

A primeira ideia, e talvez mais importante, tem a ver com o financiamento da FPT. É urgente a FPT arranjar formas de auto-financiamento. Esse auto-finaciamento tem de nascer de projectos válidos e não estar, como tem estado, apenas dependente da "esmola" dos patrocinadores. Muito pouco tem sido feito pela FPT para se financiar, de forma a depender menos dos apoios do estado. É verdade que a FPT não é uma empresa mas deveria, em muitos aspectos, funcionar como tal. As federações mais ricas são aquelas que organizam torneios, nomeadamente os Grand Slam. E estes torneios não são mais do que grandes negócios, que dão lucros de milhões. Não temos, nem podemos vir a ter torneios do Grand Slam, mas poderiam ser criadas outras formas de gerar receitas. Existe sempre o argumento de que a federação não deve estar no "mercado" a concorrer com outros agentes do ténis. É sempre um bom argumento para não se fazer nada, mas não posso concordar. Para todos os efeitos, o principio deve ser: a FPT pode concorrer contra alguns se, com isso, puder favorecer muitos! Em meu entender, a grande diferença entre uma federação e uma empresa é que a empresa busca o lucro e este, a existir, será entregue aos seus accionistas. Uma federação também pode perseguir o lucro, mas este deve ser investido em prol da modalidade ou, para melhor fazer o paralelo, deve ser distribuído pelos "accionistas" do ténis, que no fundo são todos os clubes, praticantes federados, atletas de alto-rendimento, etc. A principal aposta da FPT para aumentar as suas receitas tem sido a sensibilização para o aumento do número de federados. Concordo com o principio e é uma estratégia legítima da FPT para aumentar as suas receitas e o seu peso político. No entanto, e pelo que se vê, não chega. É preciso fazer mais. Para além disso, é uma medida que não gera receita através da acção directa da FPT. Acaba pode ser uma medida que passa, em grande parte, a responsabilidade de financiamento da FPT para os clubes. O problema acrescido é que, actualmente, a licença federativa também acaba por ser um "peso" para os clubes, também eles a passar por grandes dificuldades.

Outra ponto fundamental é a extinção de grande parte das associações regionais. Não consigo entender a lógica de um país com a nossa dimensão ter mais de 10 associações regionais. É urgente acabar com grande parte delas. Se na altura em que foram pensadas já não faziam muito sentido, hoje estão completamente desajustadas da realidade. Os centros regionais de treino nunca avançaram, as auto-estradas encurtaram distâncias, a internet veio facilitar a comunicação, etc. Actualmente, as associações regionais representam um gasto completamente desajustado relativamente à sua contribuição para o ténis, contribuição essa, que em muitos casos, é próxima de zero. A grande maioria delas apenas multiplicam custos completamente desnecessários, limitando-se a fazer pouco mais do que um papel de intermediário administrativo da FPT. Para o nosso ténis, cinco associações regionais chegavam e sobravam: Norte, Centro, Sul, Madeira e Açores. Os responsáveis pelas associações regionais deviam entender isto e ser, eles próprios, a propor esta alteração aos estatutos da FPT. Por aquilo que vejo, a maioria das associações regionais não valem por aquilo que fazem. Valem apenas pelo poder que os estatutos da FPT lhes deu sobre o seu próprio funcionamento. Os responsáveis pelas ARs, se estão cá para servir a modalidade, deviam tomar a iniciativa e propor a sua própria integração numa associação regional maior e mais forte. Para bem do ténis.

Por último, e não menos importante, é a criação de um PROGRAMA para o ténis nacional. Um programa que seja alvo de uma discussão alargada e onde estejam definidos os objectivos para o ténis nacional a médio-longo prazo. Onde sejam claras as metas a atingir e se definam os caminhos para lá chegar. Ninguém sabe muito bem para que servem alguns projectos da FPT. Como não se sabe muito bem para que servem e quais são os seus verdadeiros objectivos, também não se pode avaliar os resultados, nem responsabilizar os seus responsáveis. Esta prática é muito normal nas instituições que vivem do dinheiro "público", onde o dinheiro acaba por ser gasto com pouco critério. Também aqui se deveria aprender alguma coisa com as boas práticas das empresas. A verdade é que a federação, nas últimas décadas, tem gasto muitos recursos, com poucos resultados práticos.






quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Novidades...

Os meus dias não andam fáceis e o tempo para escrever não tem sido muito...entretanto têm sido muitas as criticas ao CAR e à FPT. Umas mais justas que outras, é verdade. É óbvio que quando não há dinheiro, todos gritam e ninguém tem razão. No entanto, a pergunta que se coloca é: como é possível que uma federação de um desporto pago, que tem milhares de praticantes, altamente profissionalizada e que até teve direito a uma grande herança, nunca tenha conseguido ter autonomia financeira e tenha um problema crónico de dividas, apesar dos milhares distribuídos pelo estado. A minha opinião numa crónica a fazer quando tiver mais tempo! Para a próxima semana também está reservada uma crónica diária sobre uma viagem com o Frederico Silva. Ainda não posso divulgar pormenores, mas garanto que vai ser interessante de seguir...
Até breve!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Em estado de choque

Não queria acreditar quando hoje à noite, quando jantava fora de casa, vi no meu tm a noticia sobre as medidas do OE 2012! Talvez por ser optimista, nunca me passou pela cabeça que podíamos chegar a este ponto. Refiro-me principalmente ao facto de se retirarem aos funcionários públicos 2 meses de ordenados (subsidio férias e Natal), para além das penalizações que já eram conhecidas. É óbvio, e a situação actual é prova disso, que ao longo das últimas décadas se deram benefícios aos funcionários públicos muito acima das possibilidades do país. Que se criou um monstro impossível de sustentar. De forma irresponsável deram o que não tinham. Endividaram brutalmente o país para poder sustentar esse monstro. Agora são obrigados a "entalar" milhares de famílias. Só não entendo como é possível tantas gerações de políticos, de todas as cores, terem assistido a este fenómeno sem nada fazerem. Como é possível que perante esta desgraça, que vai atingir tantas famílias, não sejam encontrados responsáveis e que estes não respondam perante a lei. Será que não existe na nossa legislação nenhuma lei que permita condenar os políticos por gestão fraudulenta, usurpação de bens públicos, mentira, omissão, irresponsabilidade, etc. Pois, é possível que não exista...são eles que fazem as leis! Sinto revolta pela situação em que estamos mas, sinceramente, até acabo por ter pena deste governo. Basicamente, calhou-lhes a "fava". Mais do a revolta pelas medidas, sinto revolta por aqueles que nos deixaram chegar a este ponto. Um dos muitos responsáveis ainda está em funções, diverte-se a gozar com a República (que lhe paga as obras na Madeira) e ainda ganha eleições. Gosto muito do meu país, mas nunca me apeteceu tanto fazer aquilo que milhares de portugueses estão a fazer: emigrar!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Departamento de Desenvolvimento da FPT

Qual não foi a minha surpresa quando hoje recebo uma carta do Departamento de Desenvolvimento da FPT! Eu, que penso ser alguém que está por dentro do que se passa no ténis nacional e de alguma forma estou ligado à formação de jogadores e treinadores, nem tinha conhecimento deste Departamento e pouco fiquei a saber relativamente à razão e aos objectivos concretos da sua existência. Acho muito bem que ele exista, e oxalá que venha a contribuir para o desenvolvimento do nosso ténis. No entanto, tenho algumas reservas que assim seja. E por uma razão muito simples: não sei, nem sei se alguém saberá, onde pretendem chegar com ele. Definir como objectivo do programa o "desenvolvimento da modalidade" diz-me muito pouco. Concerteza que ninguém pensa que para se desenvolver o ténis, basta aplicar o Play and Stay e ir às reciclagens da FPT! Para quando um verdadeiro programa de desenvolvimento da modalidade, que defina um plano para o ténis nacional desde o mini-ténis até ao profissionalismo??? Pois bem, se este Departamento existe, a ainda bem que existe, deveria haver também um programa abrangente e articulado, que deveria ser também alvo de uma discussão alargada. Concordo que o Play and Stay e a certificação de clubes têm um papel importante num projecto deste tipo. Sou, aliás, um defensor de ambos. No entanto, estas iniciativas, por si só, sem serem integradas num programa mais amplo, com objectivos precisos e um caminho bem delineado para os atingir, de pouco ou nada servem. Ainda por cima, o programa de certificação de clubes apresentado, mais do que valorizar quem trabalha bem, parte do pressuposto que o programa Play and Stay é a única forma de trabalhar bem na iniciação à modalidade. Pois bem, em minha opinião a certificação deve orientar-se para resultados concretos e não tanto para a forma de os atingir. Deve valorizar os fins e não os meios. Da forma como é apresentado, este programa de certificação, mais do que atestar a competência e os resultados (não só desportivos!), parece querer servir de base a um negócio de filiações, venda de material, acções de formação e reciclagens. Quanto a mim, é errado nos pressupostos, tem critérios pouco adequados aos objectivos que deveria perseguir e pede muito, recompensando pouco. Eu que sempre fui defensor desta certificação, não fiquei convencido para aderir.

domingo, 9 de outubro de 2011

Madeira: chocado mas não surpreendido...

O Alberto João acabou de ganhar as eleições na Madeira com maioria absoluta! Esta vitória é sinónimo de 3 coisas: 1) temos os politicos que merecemos 2) as pessoas não querem pessoas sérias a governá-las, querem pessoas que lhes vendam obras, mesmo que um dia as venham a pagar caro 3) o clientelismo e as redes de interesses criadas pelos dinaussauros politicos ao longo de muitos anos de poder, são muito dificeis de desmontar. O argumento a favor deste senhor é que ele mudou muito a Madeira, que fez obra. Sim é verdade, mas aqui ficam 2 perguntas: 1) a Madeira para evoluir nestes últimos 30 anos precisava do Alberto João? Também a Republica, mesmo com muitos politicos mediocres, fez muitas obras ao longo dos últimos 30 anos e, apesar do estado em que estamos, não conseguiu endividar-se tanto como o "ditador" madeirense 2) é preciso ser muito inteligente para fazer obra com o dinheiro dos outros e criando uma divida monstruosa? O que se dirá daqueles que a fazem criando riqueza, cumprindo orçamentos, gastando aquilo que têm??? Talvez agora, com a questão da Madeira, possamos perceber melhor o que sentirão os alemães relativamente a nós, portugueses: são mal governados, produzem pouco, vivem acima daquilo que podem e depois mandam-nos a conta!

Dois dias bem passados...





Foi uma excelente experiência os dois dias que passei com o Frederico Silva e o Tiago Cação no Hotel Sheraton no Algarve, a convite da Prince. A marca de raquetes que os patrocina convidou-os para marcar presença na sua reunião anual, que juntou em Portugal cerca 300 pessoas ligadas à marca, desde o Presidente e CEO até aos distribuidores da marca espalhados pelo Mundo. Como estamos a iniciar a pré-temporada, acabaram por ser dois dias muito intensos, com muitas horas de treino alternadas com algumas acções que estavam agendadas com a marca. A Prince tem uma equipa fantástica, que nos recebeu e tratou de forma excepcional ao longo destes dias. Também era dificil ter melhores condições para trabalhar: boa comida, bom tempo, praia, ginásio, campos de ténis em excelentes condições. É fácil perceber o porquê de muitos atletas e equipas aproveitarem o Algarve para estagiar, principalmente nos meses de Inverno. Aqui ficam umas imagens...